Desde o seu início, a tecnologia 5G tem a missão de fazer crescer indústrias. Mas esse objetivo ainda não foi alcançado. Em sua fase inicial de uso comercial, a tecnologia 5G rapidamente se tornou um motor vital para impulsionar o desenvolvimento da economia digital. Mas agora parece haver alguma esperança concreta. Espera-se que a taxa composta de crescimento anual (CAGR) das redes privadas 5G atinja 44,7% entre 2024 e 2030. Em 2025, a tecnologia 5G-A (5G Advanced) fortalecerá ainda mais as capacidades do setor, reduzindo a latência e melhorando a confiabilidade. Além disso, a explosão da IA acelerou o ritmo de proliferação da tecnologia 5G.
Globalmente, as redes privadas 5G ainda estão em um estágio inicial de mercado e os métodos de construção de rede variam. Atualmente, redes públicas para uso privado continuam sendo comuns e redes privadas com espectro dedicado estão começando a surgir, já que diversas empresas estão se apresentando no MWC2025. Em meio à transformação digital em vários setores, as demandas de redes privadas 5G em todo o setor apresentam as seguintes tendências:
Tendência 1: Redes locais privadas. À medida que a tecnologia 5G penetra gradualmente nas redes de campo industrial, ela deve fornecer uma transmissão mais confiável e determinística.
Tendência 2: Redes privadas de longa distância. As empresas exigem recursos de acesso onipresentes, o que representa desafios para a segurança e a lucratividade da rede.
Tendência 3: Redes privadas entre áreas. Muitos setores e empresas construíram suas próprias redes privadas, que também precisam se conectar às redes B2C das operadoras.
Tendência 4: Redes privadas de área única. As empresas usam espectro dedicado para construir suas próprias redes 5G privadas. Embora esse tipo de rede privada ofereça maior segurança e personalização, é difícil de implementar.
Uma das empresas que oferece uma resposta a essas perspectivas é a Huawei, que oferece recursos de rede privada 5G totalmente aprimorados por meio da introdução de XSO e TSN para reduzir a latência em redes 5G locais. Isso garante a transmissão determinística de redes locais privadas.
Segmentos curtos são usados e o 5GC se move até a borda da rede. Isso proporciona segurança e economia para redes privadas de longa distância.
Enquanto isso, a Fiberhome revelou 10 avanços inovadores no MWC 2025, com foco em infraestruturas e redes ultraeficientes alimentadas por inteligência artificial (IA). Suas soluções de rede privada 5G, combinadas com tecnologias de detecção óptica, visam melhorar a eficiência de metrôs, ferrovias e outros setores, demonstrando o potencial das redes privadas para melhorar as operações industriais.
Outro ponto abordado no primeiro dia em Barcelona foi relacionado à integração de Open RAN, IA e edge computing. Há uma expectativa de que a combinação de redes abertas de acesso de rádio (Open RAN) com inteligência artificial (IA) e computação de ponta permita maior automação no gerenciamento de redes privadas, facilitando assim sua adoção em ambientes industriais. Essa integração permitirá uma infraestrutura mais personalizada e segura que atenda às necessidades específicas de fábricas, campi universitários, portos e centros logísticos.