A inteligência artificial (IA) está na agenda do MWC2025, assim como tem acontecido nos últimos anos. E este é um dos tópicos que fará parte do dia 2 deste evento, que acontece todos os anos na Fira de Barcelona, em L’Hospitalet de Llobregat. Em um contexto onde o slogan desta edição foca no poder de estar conectado, é necessário aprofundar o que pode ser feito concretamente com IA. Para isso, o TeleSemana.com conversou com Troy Morley, Industry Principal da Frost & Sullivan, que considerou que há de tudo para ver e que, embora pareça estar amadurecendo, ainda há muito “hype publicitário” em torno dela.
“Uma das coisas que eu esperava e vi foi a IA, todas as diferentes versões de IA, IA generativa, todos esses diferentes tipos de redes privadas e de ‘artificialismos’, e eu esperava que isso realmente começasse alguns anos atrás”, começou Morley sua conversa. Considerou que a tecnologia está em progresso e que é uma promessa da qual ainda “estamos muito longe”.
“Acho que ainda estamos muito longe da promessa, temos muito hype publicitário, mas ainda assim estamos indo na direção certa. Então, acho que primeiro você tem que conseguir o hype publicitário e depois a realidade vem, se quiser, alguns anos depois. Acho que em alguns anos vamos ver coisas incríveis, mas agora é mais hype publicitário do que realidade.”
Ele afirmou que, atualmente, a maioria das coisas está voltada para o cliente, onde estão sendo vistos grandes avanços. Em relação às redes, Morley afirmou que “haverá grandes avanços na automação da rede, mas isso será invisível para a maioria das pessoas.”
Para Morley, a implementação da IA no nível das redes pode ter “um grande impacto na força de trabalho da operadora, porque quando converso com algumas empresas, acho que às vezes não se trata tanto de substituir as pessoas, mas sim de que muitas vezes faltam pessoas”. Ele descartou que haja uma substituição drástica e, pelo contrário, considerou que há uma oportunidade. “Acho que grande parte da força de trabalho das empresas de telecomunicações tem estado limitada por um tempo e não há muitas pessoas jovens entrando nela, então acho que sim, isso poderia resolver os problemas trabalhistas de mão de obra.”
A conversa de Morley com o TeleSemana.com continuou sobre 5G, Open RAN, redes abertas e outros temas que, definitivamente, terão relação com a maior implementação de IA.
A entrevista completa pode ser vista no vídeo abaixo.