A MasOrange destacou as vantagens do 5G SA para oferecer serviços sob demanda com network slicing no MWC 2025

Começou com tudo o primeiro dia do MWC 2025 e a TeleSemana.com já iniciou seu percurso pelos corredores e halls da Fira de Barcelona, um cenário impressionante do ponto de vista tecnológico. Neste primeiro dia, a MasOrange falou sobre as vantagens de adotar o 5G Stand Alone (SA), uma tecnologia que ainda tem certo atraso na América Latina. Miguel Ángel Almonacid, Head of Customer eXperience para as marcas Orange, Jazztel e Simyo, conversou com a TeleSemana.com sobre as lições que a incorporação do 5G SA trouxe para a MasOrange.

“Estamos apostando forte nesta tecnologia, pois, além de melhorar a velocidade de acesso, tem a capacidade de conectar milhões de dispositivos por quilômetro quadrado. Sua vantagem se dá especialmente pelo network slicing, pois podemos configurar serviços sob demanda”, afirmou Almonacid. E levou essas práticas para áreas como medicina, robótica, saúde, segurança e tudo o que envolve cidades inteligentes.

Ele lembrou que a Orange foi a operadora pioneira da tecnologia, o que também permitiu avanços mais decididos na área de inteligência artificial (IA). O executivo explicou que a IA está permitindo à MasOrange ajustar dinamicamente a potência das antenas com base no consumo dos clientes, além de detectar seus problemas reais, entre outros.

Nesse sentido, ele mencionou o acordo com o Google AI Cloud, além da mudança no modelo da empresa, que busca a softwarização da rede, sem esquecer os desafios que a introdução da IA traz na gestão da operação das redes.

A entrevista completa pode ser vista no vídeo abaixo.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.