Era óbvio que a inteligência artificial (IA) seria a grande protagonista da SK Telecom durante o Mobile World Congress 2025 (MWC25), já que a empresa passou meses “batendo na mesma tecla” sobre esse assunto — e com razão. Agora, a operadora sul-coreana volta a colocar o foco nessa tecnologia sob o lema “Innovative AI, Accelerating the Future”, em sua exibição no evento, que acontecerá de 3 a 6 de março no Fira Gran Via, em Barcelona.
A SK Telecom promete mostrar aplicações práticas de IA no setor, com ênfase especial na otimização dos serviços de telecomunicações e da infraestrutura por meio dessa tecnologia. Entre os destaques da apresentação, está sua solução de centros de dados impulsionados por IA (AIDC, por suas siglas em inglês), além de seu marco de governança para garantir a segurança e confiabilidade desses sistemas.
Para os visitantes curiosos que desejam ver como a IA está sendo aplicada no setor de telecomunicações, a proposta da SK Telecom no Hall 3 da feira será uma parada quase obrigatória. Mas sem grandes surpresas: o que a empresa apresentará é uma evolução do que vem anunciando há meses. Talvez sirva para os visitantes comprovarem que os anúncios dos últimos meses não eram apenas fumaça.
Sob sua estratégia “AI Infrastructure Superhighway”, a SK Telecom exibirá tecnologias para melhorar a eficiência de seus centros de dados. Isso inclui a gestão de energia por meio de fontes distribuídas e modelos de IA, sistemas de refrigeração líquida para reduzir o calor gerado nas instalações e soluções avançadas de segurança para proteger sistemas de armazenamento de energia (ESS, por suas siglas em inglês).
Uma das novidades mais destacadas é o “AIDC SecureEdge”, uma solução de segurança baseada no modelo Zero Trust, projetada para proteger dados, dispositivos e aplicativos contra ataques cibernéticos, incluindo tentativas de hacking remoto.
Além disso, a empresa apresentará o “AI-RAN”, um conceito que combina capacidades de telecomunicações e IA em estações base por meio do uso de diferentes chipsets, como GPUs. Também exibirá o “AI Routing”, uma solução que otimiza o desempenho da inferência ao integrar grandes modelos de linguagem (LLM, por suas siglas em inglês) na nuvem e modelos menores nos dispositivos. Por fim, mostrará o “AI Orchestration”, um sistema para gerenciar de forma eficiente infraestruturas móveis interconectadas.
Na área de serviços, a SK Telecom revelará seu agente pessoal de IA, “Aster (A)”*, projetado especificamente para o mercado norte-americano. Essa solução busca facilitar a gestão da vida cotidiana dos usuários, desde o planejamento até a execução de tarefas.
Além disso, a empresa apresentará o “Telco AI Agent”, uma ferramenta baseada em modelos de IA especializados em telecomunicações. Esse assistente é capaz de atender solicitações dos clientes, como consultas sobre planos móveis ou modificações em seus serviços, sem necessidade de mudanças na infraestrutura existente.
Outra inovação é o “Infrastructure Assistant”, uma solução baseada em modelos de linguagem e na tecnologia RAG (Retrieval-Augmented Generation, por suas siglas em inglês), que converte manuais operacionais em um banco de dados consultável por meio de um chatbot, otimizando o acesso à informação para as operadoras.
Para quem acompanha as novidades da SK Telecom nos últimos meses, esse anúncio não chega a ser uma surpresa. A operadora sul-coreana tem investido pesadamente em IA e o MWC25 será apenas mais um palco para reafirmar essa aposta. No entanto, seu estande será, sem dúvida, um ponto de referência para observar como a implementação da IA em telecomunicações e centros de dados está evoluindo, ditando tendências para o restante da indústria.