NEC anuncia o desenvolvimento de uma plataforma Near Real-time RAN Intelligent Controller (Near-RT RIC) e aplicativos RIC que permitem um controle de rede flexível e inteligente, em conformidade com as especificações da O-RAN Alliance para RAN virtualizada (vRAN).
À medida que tecnologias avançadas, como a inteligência artificial generativa (GenAI), se expandem rapidamente, crescem as expectativas de oferecer novas experiências de usuário que aproveitem essas inovações, afirma a empresa japonesa. Para apoiar esses avanços, as redes 5G exigem escalabilidade e flexibilidade para suportar novos serviços de forma eficiente, além de mecanismos que otimizem a operação dos serviços existentes. Em resposta a essa necessidade, a NEC desenvolveu uma plataforma Near-RT RIC que possibilita um controle dinâmico da rede de acesso, operando em hardware de uso geral e ajustando em tempo real as configurações da RAN conforme as condições da rede e os requisitos do serviço.
Segundo a NEC, a plataforma suporta várias funções avançadas, incluindo balanceamento de carga entre células, garantia de Acordo de Nível de Serviço (SLA) para diferentes segmentos de rede e otimização da confiabilidade com latência aceitável. Com o balanceamento de carga, a plataforma pode resolver rapidamente desequilíbrios de tráfego entre células adjacentes, melhorando o desempenho dos dispositivos conectados. A otimização de recursos para cada segmento de rede garante qualidade de serviço mesmo em ambientes congestionados, assegurando que os dispositivos recebam a quantidade de recursos adequada para atender aos requisitos do SLA, acrescenta. A confiabilidade aprimorada com latência aceitável é alcançada por meio do uso de inteligência artificial (IA), que analisa a variabilidade da qualidade do rádio e otimiza dinamicamente o controle de transmissão para garantir que os dados sejam entregues dentro do tempo estabelecido.
Como o controle do RIC está separado das funções convencionais da RAN e opera em uma plataforma virtualizada por meio de uma interface compatível com a O-RAN Alliance, a NEC afirma que essa solução permite a rápida incorporação de inovações em hardware e software, especialmente aquelas relacionadas à IA. Com esses mecanismos, é possível automatizar as operações da RAN e tornar a rede mais autônoma, mantendo o custo total de propriedade (TCO) sob controle e aumentando o valor da vRAN.
A NEC afirma ter demonstrado a eficácia de suas funções de alta confiabilidade em testes de laboratório com 5G vRAN, nos quais foi construída uma rede para controlar robôs móveis em um ambiente fechado. Durante o teste, a otimização dinâmica do rádio permitiu reduzir em mais de seis vezes a frequência de pacotes com latência fora dos parâmetros aceitáveis em comparação com uma rede sem RIC.
A NEC garante que continuará expandindo suas aplicações Near-RT RIC para melhorar a qualidade das redes móveis, otimizar o consumo de energia e aumentar a autonomia operacional por meio da IA. A empresa considera que essas inovações serão fundamentais para a evolução da vRAN e o desenvolvimento das futuras redes Beyond 5G/6G. Parte desses avanços está inserida no projeto de pesquisa e desenvolvimento de infraestruturas aprimoradas para sistemas de informação e comunicação pós-5G, encomendado pela Organização para o Desenvolvimento de Novas Energias e Tecnologia Industrial (NEDO).