5G e Transformação Digital 2017
O primeiro evento online sobre a economia digital, 5G e as operadoras de telecomunicações
Todas as sessões On demand
A disrupção de modelos de negócios por empresas baseadas em plataformas, atinge também as operadoras de telecomunicações. Conheça essa transformação e como 5G dará suporte a nova realidade.
Temas da conferência
5G
A 5ª geração está sendo especificada para aumentar a capacidade das redes móveis, diminuindo o custo por bit, e possibilitando a oferta de novos serviços como IoT e banda larga fixa wireless.
5G é a tecnologia para operadoras que avançaram na transformação digital, que está ocorrendo nas redes atuais com a virtualização e 4,5 G. Quando 5G estiver disponível, que frequências utilizar, qual a estratégia das operadoras brasileiras? São algumas das questões a serem abordadas.
Virtualização das redes
As redes estão se transformando em software, com a migração de funções executadas anteriormente por hardwares dedicados para servidores padrão na nuvem.
A virtualização das redes é inevitável. Ela dará as operadoras mais flexibilidade e agilidade para atender as demandas do mundo digital. A questão é como, quando e que parte da rede passará pela transformação.
Big Data/ Analytics/ AI
Com as principais funções da rede executadas por software cresce vertiginosamente a quantidade de dados disponíveis que poderão ser utilizados não só para uma melhor gestão da rede, mas para a melhoria da experiência do usuário e geração de novas receitas.
Como melhor aproveitar as informações disponíveis? Big Data, Analytics, inteligência artificial ajudam a responder essa questão.
Experiência do usuário (QoE, OSS/BSS)
Com a digitalização e novas funções da 5ª Geração, como network slicing, o usuário se converte no centro do serviço e os operadores podem garantir a qualidade da sua experiência.
A transformação digital da interface com o usuário deve envolver não só os serviços de suporte (OSS/BSS), mas a utilização de aplicativos e inteligência artificial (bots) no atendimento.
Novos Serviços Digitais
Com a transformação digital das operadoras, elas ampliarão sua atuação como plataformas de serviços na nuvem, podendo ir além da conectividade na oferta de serviços valor adicionado (VAS), como nas soluções para IoT.
Qual a estratégia das operadoras? Elas irão competir no mercado das OTTs?
Conheça a agenda completa
Palestrantes
Ari Lopes
Analista Sênior
Ovum Americas
Eduardo Tude
Presidente
Teleco
Janilson Bezerra
Innovation & Business Development
TIM Brasil
Leonardo Loureiro
Consultor de Arquitetura Digital
Oi
Luiz Fernando Bourdot
Diretor de Evolução Tecnológica de Rede
Claro
Carina Gonçalves
Analista de indústria de Transformação Digital
Frost & Sullivan
Renato Botto
Consultor de Telecomunicações
Comarch Brasil
Fernando Moulin
Diretor de Experiência Digital
Telefonica/ Vivo
Márcio Zara
Diretor de Vendas de NetCracker Technology
Roberto Medeiros
Diretor de Desenvolvimento de Produtos
Qualcomm
Moderadores
Paulo Portocarrero
Consultor
Teleco
João Moura
Presidente Executivo
TelComp
José Luis De Souza
Cofundador
Teleco
Victor Olszenski
Diretor de Telecomunicacoes
FIESP