5G e Transformação Digital 2017 – Palestrantes

5G e Transformação Digital 2017

PALESTRANTES

ari

Ari Lopes

Analista Sênior de Ovum Americas

Ari Lopes é Analista Principal da Ovum Américas. Lidera os trabalhos de investigação e projetos de consultoria na região.

Seus principais trabalhos tem sido em estratégia de preços, desenvolvimento de mercados de banda larga fixa e móvel, IoT, relação entre operadoras e OTT’s e relação entre operadoras e setor corporativo.

Ari tem sido palestrante habitual em eventos do setor, como Futurecom, Andicom, Broadband LATAM, LTE LATAM, Mexican Telecom Forum, Andean Telco Forum, NG Telecoms e CONIP, entre outros.

Ari conta com mais de 10 anos de experiência no setor de telecomunicações e Internet, ocupando posições como estrategista de preços na Vivo. Brasil Telecom e Oi, além de analista financeiro do Google em Dublin, Irlanda.

Graduado em Economia pela Universidade de Campinas com Mestrado em Gestão de Comunicação pela Universidade de Strathclyde em Glasgow, Escocia.

tude

Eduardo Tude

Presidente de Teleco

Engenheiro de Teleco (IME 78) e Mestre em Teleco (INPE 81) tendo atuado nas áreas de Redes Ópticas, Sistemas Celulares e Comunicações por Satélite.

Ocupou várias posições de Direção em empresas de Teleco como VP de Operações da BMT, Diretor de Operações da Pegasus Telecom e Gerente de Planejamento Celular da Ericsson.

Pioneiro no desenvolvimento de Satélites no Brasil (INPE), tem vasta experiência internacional, é detentor de uma patente na área e tem participado constantemente como palestrante em seminários.

Assumiu em 2002 um novo desafio profissional como empreendedor e Presidente do Teleco.

Janilson

Janilson Bezerra

Innovation & Business Development de TIM Brasil

Janilson Bezerra atualmente lidera o time de Innovation & Business Development na TIM Brasil, sendo responsável pelo desenvolvimento de novas frentes de negócio, tais como IOT, Big Data & Analytics.

No mercado de tecnologia há mais de 17 anos, formado em Engenharia de Telecomunicações pela UFRN e especialização em finanças pela UFRJ, atua como executivo de inovação e estratégia com uma carreira desenvolvida no setor de telecomunicações.

Desde 1999 no grupo Telecom Itália, sempre exerceu funções estratégicas, ocupando cargos de liderança em Rede, Tecnologia, Planejamento e Inovação.

alberto

Alberto Boaventura

Gerente de Estratégia e Arquitetura de Rede de Oi

Engenheiro (UFF-86) e Mestre (MSc) em Engenharia Elétrica (CETUC/PUC-RJ – 98) com tese em estimação de matrizes de sinais para comunicações móveis – Antenas Inteligentes. Pós graduado em Engenharia de Software (UFRJ-94) e MBA em Finanças Corporativas (IBMEC-04).

Possui 30 anos de experiência em telecomunicações tendo trabalhado em diversas áreas: Gerência de Implantação e Projeto, Planejamento de Rede, Planejamento Estratégico, Planejamento de Mercado, Gerência de Negócios, Gerência de Produtos e Gerência de Tecnologia  em diversas empresas.

Atualmente trabalha na Oi como Gerente de Estratégia e Arquitetura de Rede na Diretoria de Estratégia, Tecnologia e Arquitetura de Rede da Oi  e atua, também, como Deputy Chair no grupo TECT do GSMA LATAM.

Luiz Fernando Bourdot

Luiz Fernando Bourdot

Diretor de Evolução Tecnológica de Rede de Claro

Engenheiro Graduado em engenharia eletrônica pela PUC-RJ (1982) e especialização em telecomunicações pela UNICAMP-SP (1986).  Trabalhou na PROMON em projetos de telefonia digital e sistema de transmissão de dados via rádio digital e por satélite. Trabalhou em diversas empresas de engenharia e operação de redes banda larga, incluindo Tele Design, Vivax e Net.

Desde 2008 na Claro Brasil, trabalhou nos projetos de pay TV satelital e redes banda larga HFC. Atualmente é Diretor de Evolução Tecnológica de Rede.