5G e Transformação Digital 2017 – SESSÕES

5G e Transformação Digital 2017

SESSÕES

10:00 AM

tude

Eduardo Tude
Presidente
Teleco

Tendências e impactos da transformação digital das operadoras de telecom

A sociedade passa por um processo de transformação digital com a disrupção de mercados e modelos de negócios de empresas tradicionais.  Uber e Airbnb são exemplos deste processo.

Este processo atinge também as operadoras de telecom e envolve a transformação digital de suas redes, de seus modelos de negócios e de sua força de trabalho. 5G está desenvolvida para suportar este novo contexto.

Esta apresentação mostrará como este processo está ocorrendo em algumas das principais operadoras do mundo e analisará as tendências e impactos destas transformações nas operadoras brasileiras.

10:30 AM

alberto

Alberto Boaventura
Gerente de Estratégia e Arquitetura de Rede de Oi

Mudanças e desafios para evolução da rede móvel

Pretende discorrer sobre as principais mudanças e desafios para evolução da rede móvel, apresentando as motivações para a rede 5G: visão, casos de uso, novos serviços, propostas de valor, tecnologias viabilizadoras etc. Traz, também, uma abordagem sobre as três principais aplicações: uso massificação de objetos conectados (Internet of Things); aplicações sensíveis a latência (Tactile Internet) e missão crítica; banda larga extrema, indicando as premissas e necessidades de recursos como: frequência; backhaul; rede e arquitetura.

Apresenta a evolução da arquitetura para elementos de rede núcleo e de acesso virtualizados (CRAN), indicando a importância do NFV (Network Function Virtualization), MEC (Mobile Edge Computing) e SDN (Software Defined Network).

Apresenta sobre a nova interface de aérea, seus requisitos, os impactos e importância das smallcells e ondas milimétricas nesta nova interface e para atendimento às premissas do 5G. Finalmente, apresenta a necessidade de evolução da rede de transporte (fronthaul) em face ao atendimento do 5G.