O caminho para o 5G – Evolução ou Revolução

Este webinar está disponível on-demand

A introdução da quinta geração de telefonia móvel representa um desafio para os operadores em uma escala muito maior e muito mais abrangente do que as gerações anteriores. De fato, admitidamente pode ser a primeira geração na qual não faça mais sentido falar em “de telefonia”, para então ser uma infraestrutura de serviços digitais, habilitadora de uma grande variedade de aplicações e modelos de negócio.

Muito mais que uma evolução da interface de rádio, o 5G traz consigo a convergência de teia complexa de novos paradigmas. São concepções de arquiteturas de rede e de sistemas que, embora tenham surgido de forma independente, ao longo do tempo tem se combinado de forma poderosa e são a base para a transformação de operador de serviços de telecomunicações em um Digital Service Provider.

Vamos elencar aqui quais são os principais elementos com que deve trabalhar o operador nesta transformação e avaliar os seus impactos, riscos e oportunidades. Uma estratégia bem-sucedida irá resultar em uma infraestrutura de alto desempenho e capacidade que por sua vez demanda níveis de automação e flexibilidade muito superiores ao que se tem obtido até então.

COM O APOIO DO

claro-triple
Luiz Fernando Bourdot
Apresentado por
Engenheiro Graduado em engenharia eletrônica pela PUC-RJ (1982) e especialização em telecomunicações pela UNICAMP-SP (1986). Trabalhou na PROMON em projetos de telefonia digital e sistema de transmissão de dados via rádio digital e por satélite. Trabalhou em diversas empresas de engenharia e operação de redes banda larga, incluindo Tele Design, Vivax e Net. Desde 2008 na Claro Brasil, trabalhou nos projetos de pay TV satelital e redes banda larga HFC. Atualmente é Diretor de Evolução Tecnológica de Rede.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.