IoT BRASIL SUMMIT 2017 Palestrantes

IoT BRASIL SUMMIT 2017

PALESTRANTES

foto2

Fábio Moraes

Diretor de Estratégia de Associação GSM

Fábio Moraes é Diretor de Estratégia na Associação GSM, onde é responsável pelo desenvolvimento do ecossistema móvel em áreas estratégicas como IoT, Evolução das Redes Móveis e Identidade Digital.

Com mais de 20 anos de experiência na Indústria de Telecom e tendo trabalhado no Brasil e Alemanha em empresas como Siemens, Giesecke & Devrient e Nokia.

Fábio é Engenheiro Eletricista e Administrador de Empresas pela Fundação Armando Alvarez Penteado e MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

Maiara Munhoz

Analista sênior de transformação digital de Frost & Sullivan

Maiara Munhoz é analista sênior de pesquisa da Frost & Sullivan para o setor de transformação digital na América Latina.

Sua expertise reside na realização de análises de mercado e desenvolvimento de previsões dentro do cenário competitivo regional da industria de Tecnologia. Ela se concentra nos segmentos de Internet of Things, Telecomunicaçoes e Comunicaçoes Unificadas. Trabalhou anteriormente na Telefónica, com planejamento estratégico e gestão de projetos (PMO).

Maiara é graduada em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

ari

Ari Lopes

Analista Sênior de Ovum Americas

Ari Lopes é Analista Principal da Ovum Américas. Lidera os trabalhos de investigação e projetos de consultoria na região.

Seus principais trabalhos tem sido em estratégia de preços, desenvolvimento de mercados de banda larga fixa e móvel, IoT, relação entre operadoras e OTT’s e relação entre operadoras e setor corporativo.

Ari tem sido palestrante habitual em eventos do setor, como Futurecom, Andicom, Broadband LATAM, LTE LATAM, Mexican Telecom Forum, Andean Telco Forum, NG Telecoms e CONIP, entre outros.

Ari conta com mais de 10 anos de experiência no setor de telecomunicações e Internet, ocupando posições como estrategista de preços na Vivo. Brasil Telecom e Oi, além de analista financeiro do Google em Dublin, Irlanda.

Graduado em Economia pela Universidade de Campinas com Mestrado em Gestão de Comunicação pela Universidade de Strathclyde em Glasgow, Escocia.

tude

Eduardo Tude

Presidente de Teleco

Engenheiro de Teleco (IME 78) e Mestre em Teleco (INPE 81) tendo atuado nas áreas de Redes Ópticas, Sistemas Celulares e Comunicações por Satélite.

Ocupou várias posições de Direção em empresas de Teleco como VP de Operações da BMT, Diretor de Operações da Pegasus Telecom e Gerente de Planejamento Celular da Ericsson.

Pioneiro no desenvolvimento de Satélites no Brasil (INPE), tem vasta experiência internacional, é detentor de uma patente na área e tem participado constantemente como palestrante em seminários.

Assumiu em 2002 um novo desafio profissional como empreendedor e Presidente do Teleco.

david

David Pfannemuller Guimarães

Consultor de Tecnologia de Oi

Consultor de Tecnologia na Oi, na área de Rede Móveis, especializado em rede core e sinalização.

Mestre em Engenharia Elétrica (UnB, 2010), com tese em otimização de protocolos para redes de sinalização. Pós graduado em teleinformática (UTF-PR, 1998), Graduado em Engenharia Industrial Elétrica (CEFET-PR, 1992).

Trabalhou com diversos protocolos e tecnologias de rede móvel, desde AMPS, CDMA, GSM e LTE, na TIM Brasil, Vivo, Brasil Telecom e Oi. Possui 24 anos de experiência em rede móveis, com foco em protocolos de sinalização.

Janilson

Janilson Bezerra

Innovation & Business Development de TIM Brasil

Janilson Bezerra atualmente lidera o time de Innovation & Business Development na TIM Brasil, sendo responsável pelo desenvolvimento de novas frentes de negócio, tais como IOT, Big Data & Analytics.

No mercado de tecnologia há mais de 17 anos, formado em Engenharia de Telecomunicações pela UFRN e especialização em finanças pela UFRJ, atua como executivo de inovação e estratégia com uma carreira desenvolvida no setor de telecomunicações.

Desde 1999 no grupo Telecom Itália, sempre exerceu funções estratégicas, ocupando cargos de liderança em Rede, Tecnologia, Planejamento e Inovação.

Francisco Da Silva

Francisco da Silva

Membro de Conselho de ETSI

Francisco da Silva foi influenciador no Comitê CEPT que definiu o estabelecimento do ETSI; da mesma forma que no grupo CEPT que definiu a alocação relativa das responsabilidades de assuntos de espectros rádio entre CEPT e ETSI.

Francisco foi o Presidente da Assembleia Geral do ETSI, de 1998 a 2002 e posteriormente (2002 – 2008) Presidente do Conselho do ETSI.

Ele continua em atividade na área de regulamentação técnica do ETSI e é membro de seu Conselho. Atualmente atua como Conselheiro Senior para Padronização e Regulamentação Técnica na Huawei Suécia.

Eduardo

Eduardo Takeshi

Gerente Sr. Produtos IoT & M2M de Vivo

Eduardo Takeshi é formado em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com experiência nos setores Financeiro, Consultoria Estratégica e Telecomunicações.

Possui +15 anos de experiência em marketing, gestão de produtos e operações em serviços de Internet e Digitais. Desde 2012, tem atuado com Gerente Senior de Soluções de M2M e Internet das Coisas (IoT) para o mercado Brasileiro. Seu principal objetivo é desenvolver e implementar serviços inovadores e diferenciados, alavancando os ativos estratégicos da Telefonica Vivo.

Fernando Cesar

Fernando Nogueira Cesar

Gerente de IoT e clientes OEM de Dell

Fernando Nogueira Cesar gerencia as áreas de IoT e de clientes OEM da Dell na América Latina, cuidando das estratégias conjuntas da empresa com desenvolvedores de software (ISVs) e provedores de soluções verticais como Telecomunicações, Finanças, Saúde e Automação Industrial.

Fernando é formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e possui MBA em Marketing pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação. Participou do processo de privatização das telecomunicações no Brasil, quando coordenou projetos pela Nortel Networks nos anos 90. Encaminhou 5 pedidos de patentes relacionada a tecnologia de Unified Communications no período em que trabalho na Siemens Estados Unidos, em meados dos anos 2000. Atuou em empresas como AT&T e Microsoft e desde 2011 desenvolve e suporta em nossa região as estratégias de soluções Dell para temas como Internet das Coisas (IoT) e Virtualização de Funções de Rede de Telecomunicações (NFV).

daniel

Daniel Junqueira

Diretor de Engenharia de Vendas para a América Latina de A10 Networks

Daniel Junqueira tem um histórico de mais de 18 anos no mercado de redes, segurança e telecomunicações. Ele ocupou vários cargos de responsabilidade técnica em diferentes empresas, desde start-ups a grandes empresas da Fortune 500, incluindo o Grupo Telefônica.

Desde 2010, Daniel tem sido responsável pela gestão da equipe de engenheiros de vendas na América Latina para A10 Networks. Atualmente Junqueira visa compartilhar conhecimentos técnicos das soluções A10 e posicionar a empresa na região. Daniel Junqueira é formado em Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica, Brasil.

Eduardo Polidoro

Eduardo Polidoro

Diretor de M2M e IoT de Embratel

Eduardo Polidoro é formado em Engenharia de Telecomunicações no IMT, bacharel em Administração pela UMESP e Cientista de Dados pelo Data Science Academy. Com experiência nos setores de Automação, Energia, Automotivo, TI e Telecom, possui +15 anos de experiência em desenvolvimento, marketing e gestão de produtos para diversos setores.

Sua recente atuação no segmento de IoT foi em uma Start up do grupo GE onde participou da criação de soluções End to End para Cidades Inteligentes, passando desde o processo de desenvolvimento de hardware, conectividade até um PaaS com um set rico de APIs com diversas ferramentas de Analytics. Atualmente é Diretor de M2M e IoT na Embratel onde desenvolve soluções End to End para diversas verticais de IoT.

Renato Botto

Renato Botto

Consultor de Telecomunicações de Comarch Brasil

Renato Botto é Consultor de Telecomunicações na Comarch Brasil. Seu trabalho se concentra em apresentar as soluções de transformação tecnológica do Comarch, localmente no Brasil e, eventualmente, em outras operadoras da LATAM.

Renato trabalhou vários anos em Empresas de telecomunicações e Fornecedores de soluções no Brasil, e iniciou sua carreira na indústria como funcionário de um Provedor de Serviços de Telecomunicações.

É bacharel em Administração de Empresas, com pós-graduação em Telecom e mestrado na área de Transporte Inteligente. Ele também é certificado pelo TMForum. É autor de um livro em português sobre temas de Arquitetura de TI.