Porque IoT parece ser tão atraente? Quais benefícios pode trazer para o usuário comum e para os negócios das pequenas e das grandes empresas? Na nova sociedade totalmente conectada que vemos se estruturando, qual o papel do IoT ? Quais as dificuldades para se criar um ecossistema IoT ?
Nessa apresentação, trataremos das diversas necessidades de mercado para uso de IoT, de Big Data, das dificuldades de atendimento e das tecnologias disponíveis para acesso.
— Carlos Alberto Camardella, Consultor de Evolução Tecnológica em Claro
Formação em Engenharia Elétrica, com ênfases em Eletrônica e Sistemas, e posterior especialização em Telecomunicações, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Iniciou sua vida profissional em projetos militares brasileiros, como projetista de interfaces analógicas e digitais para radares e controles de armas das fragatas e do Porta-Aviões Minas Gerais, da Marinha de Guerra Brasileira.
Na área de telecomunicações, entrou na Embratel em 1999, atuando na implantação das primeiras redes ATM, no desenvolvimento do QoS (qualidade de serviço) para os serviços nas redes Frame-Relay e para o Backbone IP, na implantação da primeira rede de transporte de sinais digitais para emissoras de TV em nível nacional e nos testes e implantação das primeiras redes WiMax, Metro Ethernet e GPON. Ao ser integrado à área de Evolução Tecnológica, passou também a atuar no desenvolvimento de novos serviços, como o Netfone, e pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias como 4,5G, 5G, SDN e NFV, para todo o grupo Claro Brasil.
Também participa da Comissão de Frequências do Projeto 5G Brasil, como um dos relatores.
Parabéns pela apresentação.
Apenas uma observação com relação ao comentário em 36′:20” sobre a questão de segurança da rede Sigfox.
De acordo com a white paper https://www.sigfox.com/sites/default/files/1701-SIGFOX-White_Paper_Security.pdf existem várias provisões com o objetivo de garantir a segurança dos dados, inclusive a possibilidade de criptografia nas mensagens entre device e base station.
Essa apresentação foi muito interessante, pois apresentou tecnologias que realmente não são ditas em qualquer lugar. O esclarecimento entre M2M e IoT foi de suma importância.
Gostaria de saber qual está sendo o comportamento das empresas com relação a cyber segurança?
Até então tudo parece um mar de rosas, sendo que sem segurança teremos grandes complicações no futuro das coisas conectadas.
Desde já, obrigado.
Atenciosamente,
Deyvid Oliveira
Estudante de Eng. De Telecomunicações pela Universidade FUMEC – BH – MG